Tudo que uma loja virtual não deve fazer na internet

Inspirado no artigo do Paulino Michelazzo, onde ele relatou sua frustração ao tentar se relacionar com a empresa Itapemirim enquanto comprava uma passagem de ônibus, tomei motivação para contar também a minha frustrada tentativa de comprar na loja on line Ricardo Eletro.

Propaganda

Sou um heavy user de internet e tento na maioria das vezes adquirir os produtos que necessito através dela. Pesquiso opiniões, vejo o menor preço, descontos em cartões de crédito e ao comprar, costumo receber os produtos em minha casa na maior comodidade possível, evitando tempo gasto com trânsito e deslocamento ao ter que comprar em lojas físicas. E o mais importante é que NUNCA tive problema algum nesse processo. Até que resolvi ceder a PROPAGANDA bem feita da Ricardo Eletro. O mote deles é que “Preço se faz assim” e foi a partir desse foco que fui movido a me relacionar com eles. Esperava que por um bom preço, adquirisse um produto de qualidade e recebesse devidamente em minha casa tal produto escolhido (uma máquina de lavar, neste caso).

Prazo furado

O primeiro e grave erro da loja virtual Ricardo Eletro foi o de não cumprir o prazo (e bota prazo) estabelecido de 5 a 7 dias para a entrega do produto. Assim que o prazo se esgotou, entrei em contato através de um número telefônico que não era gratuito (custo de ligação local). A informação passada pelo atendente foi que poderia ter ocorrido um problema de informática, pois no sistema deles o produto já havia sido liberado para entrega, e eles não entendiam como a transportadora não havia entregue. A loja se comprometeu a retornar o contato com prazo e solução do problema no mesmo dia. Você recebeu o contato ? Nem eu. A empresa errou comigo 2 vezes no que tange a prazo.

Falha de comunicação

Entrei em contato no dia seguinte, informando a conversa do dia anterior e solicitando uma posição, mas durante a primeira chamada a “ligação caiu”. Na segunda tentativa, a loja virtual informou que realmente houve um problema de informática que causou falha de comunicação e pediu mais 10 DIAS para entregar o produto. Após 7 dias de espera, deveria esperar mais 10. Fiz o cancelamento na hora, solicitei estorno do valor pago no cartão de crédito e fui atendido desta vez, prontamente.

Falha de comunicação o retorno

Passado alguns dias, recebo um e-mail do sistema da loja virtual, informando que o produto havia sido despachado para a transportadora (?!?!?!). Achei que poderia ser mais um erro do sistema. Dois dias depois, o porteiro do meu prédio recebe a máquina de lavar. Entrei em contato mais uma vez e o atendente informa que a mensagem de cancelamento não acontece de forma automática, e talvez o galpão não tenha sido informado de não entregar mais o produto (?!?!?!?!).  Será que eles não utilizam tecnologia para essa troca de informação acontecer ?

Conclusão

O fato é que realmente a compra foi estornada do meu cartão e agendei a retirada do produto pela empresa. Porém, esperava um interesse maior da loja em me vender. Afinal, estava fazendo uma compra de R$ 900 e ainda pretendia comprar um microondas. Tudo leva a crer que quando há um erro em que as coisas fogem do normal, a empresa não tem profissionais treinados suficientemente para encantar e reter o cliente. Ninguém tem a informação correta e não há planos de contingência. A verdade é que a loja virtual Ricardo Eletro perdeu um possível cliente, e certamente outros vários, pois eu e meus amigos aqui de casa estamos em campanha na propaganda negativa para empresa. É o que se pago quando não se faz o trabalho da maneira correta.

Felipe Pavão

Empresário brasileiro dedicado a ajudar pessoas e empresas a melhorar seu dia-a-dia com ajuda da tecnologia. Evangelizador de WordPress, fan de Python, vascaíno, casado e baixista amador.

  • Os mais chato nessas situações é que só temos duas opções, ou ficamos a mercê dessas lojas sem estrutura para compras via Internet, ou entramos com um processo que vai levar meses, ou até anos, e ficamos sem o produto que compramos.
    No meu caso, na verdade do meu irmão, foi a seguinte:
    Ele comprou um computador na Ricardo Eletro pela Internet. Dias depois ele recebeu a notícia que tinha esgotado o estoque, perguntando se ele queria trocar por outro modelo. Ele respondeu que sim, e mais alguns dias depois, A LOJA AVISOU NOVAMENTE QUE O ESTOQUE TINHA ACABADO, e que não venderiam o computador já pago porque não tinham mais.
    Eles são muitos desorganizados (para não falar sacanas). Comprar pela Internet com eles é o maior conto do vigário mesmo.

    • Pois é Lawrence,

      esqueci de comentar que eles levariam 10 dias para entregar pois o produto tb passou a estar em falta no estoque. São diversas desculpas que comprovam a incompetência no atendimento.

      Abs

  • Bruno Pereira

    Olá Felipe!

    Eu e minha esposa passamos por um aborrecimento similar quando adquirimos nosso fogão na Ricardo Eletro.
    Se não fosse pelo vendedor que se prontificou a corrigir o erro da cadeia de logística inteira da empresa, teríamos desfeito o negócio.
    Ricardo Eletro decepcionou demais.

    • Fico feliz que a situação tenha terminado bem, Bruno.