Skip to main content

Diversidade e comportamentos

10 de Abril – São Gonçalo – Rio de Janeiro

Nessa jornada empreendedora eu já atendi clientes dos 4 cantos do globo. É muito interessante ter de lidar com as mais variadas culturas, meios de se comunicar, idiomas (o Inglês é o padrão mas as vezes preciso usar o Espanhol) e costumes distintos. Essa diversidade tem me ajudado a entender mais o ser humano, um dos meus grandes interesses aqui no planeta. Entender melhor o outro, aceitar a diversidade de pensamentos, oferecer valor para sociedade, são atividades que venho buscando aprimoramento contínuo.

De todo modo, por mais distinto que o ser humano seja em cada canto do globo, seu cerne permanece semelhante. É interessante observar a gentileza, a satisfação, a preocupação, e quando algo dá errado, o descontentamento. Você pode falar cantônes, mas seu comportamento tende a ser igual a um americano habitante do Caribe.

O que torna mais desafiador para a minha geração é lidar com a velocidade e praticidade das gerações anteriores e posteriores. Minha geração é aquela dos anos 80/90, ou seja, estou entre aqueles que acompanharam a transformação do mundo pela tecnologia e se adaptaram, um pouco mais distante da geraçao dos meus pais, e talvez um pouco mais próximo dos jovens que já nasceram com muitas das coisas que utilizamos hoje.

Se a nova geração é bastante prática, direta e versátil, a anterior ainda segue seu próprio ritmo, e é preciso aceitar e buscar o equilíbrio nas relações. O fato é que os fundamentos tendem a permanecer os mesmos e cabe a nós (dessa geração do meio) buscar a ponte entre eles. Levar mais praticidade para os antigos, mais parcimônia para os modernos. Pelo menos é isso que eu tento fazer.

Enfim, toda essa ladainha é para dizer que amanhã terei mais uma reunião presencial, em outra cidade. Sempre que preciso sair do conforto da minha casa, todos esses questionamentos me vem a cabeça, como versatilidade, praticidade, etc. Mas como disse, é preciso buscar o equilíbrio, e trabalhar as questões sempre mostrando o lado positivo de se poupar tempo e dinheiro, evitando deslocamentos desnecessários.

Por enquanto é isso, até mais.

Felipe Pavão

Empresário brasileiro dedicado a ajudar pessoas e empresas a melhorar seu dia-a-dia com ajuda da tecnologia. Esta a frente da Xdevs. Evangelizador de WordPress, futuro mestre-cervejeiro, vascaíno, casado e baixista amador.